quinta-feira, 11 de abril de 2024

Der blaue Engel de Josef von Sternberg

 

Título em Portugal: O Anjo Azul

Realizador: Josef von Sternberg

Ano: 1930

País: Alemanha

Argumentista: Carl Zuckmayer, Karl Vollmöller, Robert Liebmann e Josef von Sternberg

            baseado no romance “Professor Unrat” de Heinrich Mann (a última edição portuguesa é da E-primatur, de 2023, com tradução de Bruno C. Duarte)

Fotografia: Günther Rittau

Elenco principal: Marlene Dietrich, Emil Jannings, Kurt Jerron, Hans Albers

Duração: 1 hora e 48 minutos

 

Um dos aspectos menos apreciados das novas tecnologias cinematográficas é que elas muitas vezes resolvem problemas criando um novo conjunto de complicações e desafios. Os primeiros filmes sonoros dão muitos exemplos desse tipo, mesmo aqueles que se tornaram bem-sucedidos e icónicos, como “O Anjo Azul”, melodrama alemão de 1930, dirigido por Josef von Sternberg.

O filme baseia-se em “Professor Unrat”, romance de Heinrich Mann. A trama passa-se numa cidade portuária sem nome no norte da Alemanha e o personagem principal é o professor Immanuel Rath (interpretado por Emil Jannings), professor que se considera um dos membros mais respeitados da comunidade. Rath, que mora sozinho, na verdade não é apreciado por ninguém, especialmente pelos seus alunos, que detestam sua forma autoritária de gerir a sala de aula. Ao descobrir que alguns dos alunos distribuem fotografias provocadoras de Lola Lola (interpretada por Marlen Dietrich), cantora principal do decadente cabaret “The Blue Angel”, ele convence-se de que alguns deles frequentam aquele lugar. Ele vai até lá para confrontá-los, mas acaba no camarim de Lola, onde não demora muito por se encantar e seduzir pela bela jovem. Quando eles passam a noite juntos, ele falta às aulas e perde o emprego. Em vez disso, ele casa-se com Lola e, depois de alguns anos, o seu dinheiro acaba-se e ele é forçado a aceitar empregos humilhantes como membro da trupe itinerante de Lola. Tudo culmina quando ele é forçado a actuar como palhaço na sua cidade natal, enquanto Lola nos bastidores não esconde suas intenções adúlteras com o jovem e arrojado homem forte Mazeppa (interpretado por Hans Albers).

 “O Anjo Azul” foi o primeiro filme totalmente sonoro na carreira do cineasta austríaco Josef von Sternberg, que já havia granjeado nome com uma série de melodramas e filmes de género visualmente impressionantes na era muda de Hollywood. Foi também uma das produções mais caras e ambiciosas da UFA, estúdio que dominou a indústria cinematográfica da Alemanha entre as guerras. O produtor Erich Pommer viu a nova tecnologia de som como uma oportunidade de proporcionar ao público algo que eles não poderiam ter experimentado antes na tela – música e conversação. O guião, em que grandes trechos da trama acontecem no cabaret, serviu idealmente este propósito e permitiu que o filme apresentasse canções que se tornariam grandes sucessos nas décadas seguintes. Eles incluem “Ich bin die Fesche Lolla” e “Ich bin von Köpf bis Fuss auf Liebe engestellt”, este último usado como tema principal do filme e mais conhecido na sua edição inglesa “Falling in Love Again (Can't Help It)” . Todas essas músicas foram interpretadas por Marlene Dietrich, uma artista relativamente desconhecida de Berlim. Dietrich tem um desempenho maravilhoso no filme, embora algumas de suas performances sejam afectadas pela qualidade ainda relativamente baixa das gravações sonoras, significativamente inferiores às versões das mesmas músicas gravadas por Dietrich posteriormente em vinil.

Mas foi a presença icónica de Dietrich na tela como femme fatale “vampira” que fez deste filme um enorme sucesso e instantaneamente a transformou numa grande estrela internacional. O seu traje, embora relativamente reduzido, é bastante inofensivo para os padrões da Alemanha de Weimar; mas Dietrich, mesmo assim, consegue exalar erotismo e seduzir o público com a mesma facilidade com que a sua personagem conquista um professor conservador de meia-idade. Dietrich desempenha esse papel com bastante naturalidade. Lola não é uma sedutora calculista; ela conhece, seduz e casa-se com o professor por impulso, assim como o trai da mesma forma. Dietrich tem o mesmo efeito sobre intelectuais de classe média aparentemente respeitáveis ​​e sobre o rude capitão do mar (interpretado por Wilhelm Diegelmann) como com os jovens estudantes excitados de Rath. E ela tem plena consciência do efeito que tem sobre os homens, ao admiti-lo nas fatalistas letras das suas músicas.

Emil Jannings, actor suíço que interpreta o Professor Rath, era na época uma estrela de produção muito maior que Dietrich, com uma carreira de sucesso em Hollywood, onde obteve o primeiro Oscar de Melhor Actor. Ele tem uma actuação muito forte em “O Anjo Azul”, criando uma personagem que o público pode desprezar, ridicularizar e sentir pena no final melodramático do filme. Por estranha ironia, o seu destino na vida real lembra de alguma forma o destino do Professor Rath. Ao contrário de Dietrich, que imediatamente conseguiu obter um contrato com a Paramount, foi para Hollywood e se tornou uma estrela global indiscutível, ele decidiu ficar na Alemanha e mais tarde apoiou o regime nazi e os seus esforços de propaganda na Segunda Guerra Mundial, terminando a sua vida na infâmia. Este destino foi, no entanto, muito mais gentil do que aquele que sofreu outro membro do elenco, Kurt Gerron, actor que interpreta Kiepert, mágico intimidante e manipulador e líder da trupe de Lola. Catorze anos depois deste papel, Gerron, um judeu austríaco, foi assassinado pelos nazis durante o Holocausto da forma mais cínica e dúbia, depois de ter sido coagido a ajudar na sua propaganda.

Quem assistir a “O Anjo Azul” também notará que o filme, apesar de ser “talkie”, na verdade apresenta relativamente poucos diálogos. Isto deve-se em parte a certos problemas práticos trazidos pela tecnologia de som. Ao contrário dos filmes mudos, que poderiam facilmente ser traduzidos para línguas estrangeiras apenas com a inserção de diferentes intertítulos, os filmes sonoros exigiam novas tecnologias. A dublagem ainda era considerada muito complicada e cara, assim como as legendas. Em vez disso, uma solução um pouco mais inoperente para o problema (ainda praticada por várias indústrias cinematográficas indianas) foi encontrada ao fazer versões diferentes do mesmo filme em idiomas diferentes. “O Anjo Azul”, além do original em alemão, teve também outra versão em inglês com mesmo enredo, director e elenco, que foi, com grande sucesso, distribuída nos EUA e noutros países anglófonos. Esta versão é, no entanto, considerada inferior à versão em língua alemã, porque os actores, incluindo um Jannings mais experiente, ainda tiveram que lutar com sotaques marcantes. Apesar destas dificuldades, “O Anjo Azul” tornou-se um grande sucesso internacional e garantiu o seu lugar na história do cinema. Von Sternberg e Dietrich continuaram a sua cooperação em Hollywood, de onde resultaram mais cinco filmes. “O Anjo Azul” foi posteriormente tema de vários remakes, incluindo uma reinterpretação bastante livre em “Lola”, drama de 1981 de Rainer Werner Fassbinder, estrelado por Barbara Sukowa. A actuação de Marlene Dietrich também inspirou muitos números musicais memoráveis, como os de Helmut Berger em “Os Malditos”, de Visconti, Madeline Kahn em “Balbúrdia no Oeste” (Mel Brooks, 1974) ou de Carice Van Houten em “Livro Negro”, de Verhoeven.

Texto (adaptado) de Drax

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